Scudo Web Seguros - Sinistro

O que é um Sinistro?

Sinistro é todo tipo de ocorrência prevista no contrato de seguro, de natureza súbita, involuntária e imprevista. Basicamente, são os acidentes de trânsito, incêndio acidental, furto, roubo que envolva o veículo segurado.

Os sinistros podem ser caracterizados como Parciais ou Integrais. O sinistro parcial é quando o veículo sofre uma colisão ou qualquer outro dano que não atinja 75% do valor do carro. Ultrapassando essa porcentagem, é definido como Perda Total (o famoso "PT"), significando assim como sinistro integral.

Ao passar por uma situação de sinistro, o segurado deverá passar um procedimento padrão, em um prazo máximo de 30 dias:

Apuração de danos, onde a causa, natureza e extensão das avarias serão levantadas por meio de vistorias, registros policiais e tantos outros;

Regularização, onde ocorre a análise do evento, definindo se ele está realmente coberto ou não;

Liquidação, na qual se realiza o pagamento da indenização, ou encerra-se o processo sem indenização.

sinistro scudo

Como acionar a Seguradora em caso de sinistro?

O acionamento deve ser feito por meio dos canais de contato disponibilizados pela Seguradora, podendo ser por telefone, e-mail, chat, aplicativo ou outros.

Em qualquer situação em que a Seguradora for acionada é preciso verificar alguns pontos como, quais coberturas foram contratadas, pois a seguradora só poderá ajudar se tiver o serviço que atenda ao ocorrido.

Vamos supor que você possui a cobertura contra colisão e se envolveu em um acidente.

Nesse caso a seguradora irá verificar essa condição e passar as orientações do que deve ser feito. Caso não tivesse a cobertura contra colisão, ao entrar em contato com a seguradora receberia essa informação e teria de resolver a situação por conta própria.

Quanto tempo tenho para acionar o seguro?

Se ocorrer algum sinistro, o indicado é que se entre em contato com a seguradora o quanto antes para que seja providenciada a indenização ou reparo do veículo.

Se o meu carro for roubado e eu acionar a seguradora em caso de sinistro terei direito ao carro reserva?

Isso vai depender se a sua cobertura contempla o carro reserva. Se está tiver coberto poderá solicitar esse benefício pelo período contratado. A seguradora então indicará qual o local que o veículo poderá ser retirado e por quanto tempo terá direito a usá-lo.

Em quanto tempo recebo a indenização integral do seguro?

O prazo para receber a indenização integral é de até 30 dias a contar do envio dos documentos.

Agora você já sabe, se tem Scudo, TÁ TRANQUILO! Faça agora sua cotação!

Vamos continuar!

Para dar continuidade, forneça seus dados:




AUTOMÓVEL
Como acionar?

Pane do Veículo

Acione o serviço de Assistência 24 horas - através do número de telefone que consta na apólice - para que a assistência e/ou remoção do veículo seja realizada.

Acidente

  • Em caso de acidente com vítimas ou feridos, providencie o socorro imediatamente.

    As autoridades competentes devem ser acionadas:
    Polícia Militar - 190
    Corpo de Bombeiros - 193
    Polícia Rodoviária Estadual - 198
    Polícia Rodoviária Federal - 191
    SAMU - 192
    Defesa Civil - 199
  • Se estiver sem sinal em seu celular no local do acidente, a chamada deve ser realizada através da opção ligação de emergência de seu aparelho.

  • Se necessário acione o serviço 24 horas da Companhia Seguradora para que toda assistência seja prestada.

  • Comunique imediatamente a Seguradora, ou a Scudo Corretora*, e apresente a documentação necessária para abertura do processo do sinistro.

  • Não inicie reparos no veículo sem a prévia comunicação e autorização da Companhia Seguradora.

Roubo ou furto

Acione a autoridade policial mais próxima para registrar a ocorrência.

Em seguida comunique o roubo a Seguradora ou a Scudo Corretora para orientação do seguimento do processo.

Documentos básicos necessário para abertura de sinistro

Boletim de ocorrência

Documento do veículo – CRLV

Documento do condutor – CNH

Havendo terceiros – dados dos envolvidos e contato telefônico.

A Companhia pode solicitar documentos complementares, se julgar necessário.

Seu Corretor

Não hesite em procurar a Scudo Corretora para orientações, nosso trabalho é Proteger Você!

Dica Scudo

Bata fotos do local do acidente, bem como dos danos causados ou sofridos. É uma garantia que comprova como o acidente ocorreu e quais danos foram decorrentes dele.

Em alguns casos específicos o Boletim de Ocorrência deve ser feito online pelas partes, no local do acidente. É importante relatar os fatos tais como ocorreram.

Caso não tenha concordância entre as partes do motivo da colisão ou do causador, ambas as partes podem fazer o boletim de ocorrência online, cada um com sua versão. Neste caso lembre-se de pegar o número do Boletim de Ocorrência da outra parte.

Mantenha a calma nessas situações, o nervosismo além de atrapalhar causa incômodos, solidariedade no trânsito é a dica do momento!

Lembre-se, acidentes acontecem, por isso ter Seguro é a garantia da sua tranquilidade!

RESIDÊNCIA
Como acionar?

Em casos de Assistência:

A solicitação de assistência básica pode ser acionada pelo Segurado, na Companhia Seguradora, através do canal de atendimento de assistência 24 horas - descrito na apólice. Isso facilita a descrição do dano e as características do tipo da assistência, bem como antecipa a resolução do problema.

O seguro residencial pode agregar múltiplos benefícios de serviço de Assistência 24h para atender a emergências, como chaveiro, eletricista, encanador, e muitos outros. Consulte em sua apólice!

Em casos de Sinistro:

Os eventos de sinistro devem ser comunicados IMEDIATAMENTE a Seguradora ou a Scudo Corretora para orientações de procedimento.

Observação: A Companhia Seguradora não tem o dever legal de arcar com os danos comunicados posteriormente, pois, a legislação vigente dispõe que o fato deve ser comunicado de imediato ao acontecimento para ter cobertura.

Os bens danificados não devem ser concertados sem a prévia autorização da Companhia Seguradora, EXCETO, se necessário preservar o bem.

Seu Corretor:

Não hesite em procurar a Scudo Corretora para orientações, nosso trabalho é Proteger Você!

Matriz Chapecó

Rua Marechal Deodoro Da Fonseca, 281-D, 1º Andar
Centro, CEP 89.801-060

(49) 3361.2900
(49) 99186.9838

Filial Florianópolis

Avenida Mauro Ramos, 1970, Edifício Beiramar Office, Sala 102, Centro, CEP 88.020-300

(48) 3365.3555
(48) 99112.4113

Scudo Administradora e Corretora de Seguros

Auxílio Jurídico

Atendimento de 2° a 6° das 8hrs15min às 18hrs00minh, e aos sábados, das 09hrs às 11hrs30min. Copyright 2018. Scudo Corretora de Seguros S.A. Todos os direitos reservados. O uso do site da Scudo Administradora e Corretora de Seguros S/A - CNPJ/MF n.º 01.392.772/0001-89, é sujeito às regras descritas no termo de uso e na política de privacidade. A Scudo atua em estrita observância à legislação securitária. Registro da Superintendência de Seguros Privados - SUSEP n.º 100303143.