Scudo Web Seguros - Seguro Riscos ambientais

O que são riscos ambientais?

São riscos causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que podem provocar consequências ao meio ambiente. Riscos dessa espécie podem desencadear eventos poluidores em função da sua concentração, intensidade ou tempo de exposição.

Não causam apenas danos aos recursos naturais, pois afetam, também a sobrevivência e saúde dos seres vivos. O excesso de gases ou vapores, ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações e resíduos, afora incêndios e explosões, são as ameaças mais comuns, para aceitação ou não de um seguro de riscos ambientais. As seguradoras dão atenção primeiramente ao grau de ocorrência de cada um deles.

Seguro de Responsabilidade Civil ambiental, o que significa?

Se resume ao seguro de responsabilidade civil poluição súbita. Esse tipo de poluição é entendido como um evento acidental, súbito e repentino caracterizado por emissão, descarga, dispersão, desprendimento, escape, emanação ou vazamento de substância tóxica ou poluente
O seguro visa ao acionamento de medidas de contenção e mitigação de riscos ambientais. Além disso, oferece apoio para a análise, identificação e tratamento desses riscos
As opções de coberturas incluem responsabilidade civil terceiros, encerramento e reaberturas das instalações durante as operações de limpeza, transporte e lucro cessante próprio
Além dos danos ambientais, o seguro inclui os custos judiciais do processo, como honorários advocatícios, e as perdas financeiras
O seguro ambiental tem mercado em quais setores? Quais são os tipos mais comuns de clientes?

Indústrias químicas, siderúrgicas, indústria de cosméticos, alimentícias, empresas de papel e celulose, laboratórios analíticos e/ou ambientais. Além disso, empresas de energia, como usinas hidrelétricas e termelétricas. Mas até as eólicas também trazem danos ao meio ambiente: seja aos pássaros da região ou durante a própria fabricação dos equipamentos eólicos.

O seguro abrange todo o universo da indústria, de diferentes formas. Também abrange o transporte de resíduos ou descartes perigosos.

A legislação Brasileira, através do Decreto-lei nº 147/2008 de 29 de Julho já determina quais as atividades que são obrigadas à contratação de um seguro de Responsabilidade Civil Ambiental, ao estabelecer o principio do "poluidor-pagador", bem como o regime aplicável à prevenção e reparação dos danos ambientais.

Ficou interessado? Explicamos melhor!

Vamos continuar!

Para dar continuidade, forneça seus dados:




Matriz Chapecó

Rua Marechal Deodoro Da Fonseca, 281-D, 1º Andar
Centro, CEP 89.801-060

(49) 3361.2900
(49) 99186.9838

Filial Florianópolis

Avenida Mauro Ramos, 1970, Edifício Beiramar Office, Sala 102, Centro, CEP 88.020-300

(48) 3365.3555
(48) 99112.4113

Scudo Administradora e Corretora de Seguros

Auxílio Jurídico

Atendimento de 2° a 6° das 8hrs15min às 18hrs00minh, e aos sábados, das 09hrs às 11hrs30min. Copyright 2018. Scudo Corretora de Seguros S.A. Todos os direitos reservados. O uso do site da Scudo Administradora e Corretora de Seguros S/A - CNPJ/MF n.º 01.392.772/0001-89, é sujeito às regras descritas no termo de uso e na política de privacidade. A Scudo atua em estrita observância à legislação securitária. Registro da Superintendência de Seguros Privados - SUSEP n.º 100303143.